Dia 21/02/2013, alunos e professores da Fira, tiveram o privilégio de participar de uma palestra com o renomado Prof. José Francisco de Almeida Pacheco.

O educador, fundador da revolucionária Escola da Ponte, em Vila das Aves (Portugal), é do tempo do giz, mas apagou do quadro negro a ignorância de um sistema educacional mais preocupado com as respostas do que com as perguntas.

E Especialista em Musica e Leitura, Licenciado em Ciências da Educação e Mestre em Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Atuou como professor, animador pedagógico, coordenador pedagógico, diretor, formador, investigador e consultor. Foi professor na Escola Superior de Educação do Porto e membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal. Coordenou vários projetos educacionais ligados a Universidades e a Ministérios Públicos, entre eles o projeto “Operacionalizar a democraticidade e a participação educativa”, Institutos de Inovação Educacional do Ministério da Educação, e de 2001/2006, o projeto “Educação para Todos e Excelência Acadêmica”, desenvolvido no Instituto Paulo Freire, além do projeto “Fazer a Ponte” – primeiro prêmio do concurso “Experiências Inovadoras no Ensino”, em 1997. Ganhador do prémio “Excelência Acadêmica da Fundação Eng. António de Almeida” e também do titulo Comenda da Ordem da Instrução Pública, atribuído pelo Presidente de Portugal, Jorge Sampaio. Escritor renomado com vários livros e artigos publicados sobre praticas educacionais e varias colaborações em jornais, revistas e sites como: Noesis, O Professor, Correio Pedagógico, Educação, Espiral, Pagina da Educação, Rumos, Nova Escola, www.educare.pt entre outros.

Vive no Brasil desde 2001, onde acompanha projetos inovadores em escolas de todo o país. Dedica-se a palestras pelo mundo e sua fala discorre principalmente sobre os desafios de se desenvolver outras pedagogias nos ambientes escolares e os desafios que os educadores enfrentam neste século.

O tema, as perguntas e, principalmente, as respostas do professor aos alunos foram e serão motivo de reflexão por um longo tempo.

Envolvente, carismático, preocupado com o destino da educação brasileira, José Pacheco, deixou-nos um convite: pensar, planejar e agir para tentar mudarmos o futuro educacional do Brasil.

Parte 1/3

[tube]af71quqYIeg[/tube]

Parte 2/3

[tube]ZP6Zn0gD1bk[/tube]

Parte 3/3

[tube]UitezpYBMOs[/tube]

Posso ajudar?