Faculdades Integradas Regionais de Avaré – FIRA | FREA

Autorizada pelo Decreto Estadual de 14 de agosto de 1969 como Faculdades de Ciências e Letras de Avaré e em 16 de janeiro de 1973, pelo Decreto nº. 71709, foi autorizado o funcionamento da Escola superior de Educação Física de Avaré. Através da Portaria CEE GP 202, de 24 de outubro de 2001, ocorreu a unificação das duas Faculdades, que foi denominada Faculdades Integradas Regionais de Avaré (FIRA). Em 2015, a Portaria CEE GP Nº. 392, de 30 novembro de 2005, credenciou por cinco anos o Instituto Superior de Educação das Faculdades Integradas Regionais de Avaré.

As Faculdades mantém Cursos de Licenciatura em Artes, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Além disto, possui Cursos de Pós-Graduação em diversas áreas do conhecimento.

A FIRA está instalada em um terreno de 18.400 M² no centro da cidade de Avaré. Seu prédio abriga: 36 salas de aula, 6 laboratórios atendendo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas,  Pedagogia, Laboratório de Informática e Biblioteca. A FIRA oferece, também, um centro esportivo com uma quadra poliesportiva coberta e outra não coberta, além de sala de musculação, sala de espelho.