A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho de revisão de literatura leva em consideração a importância dos anos iniciais do Ensino Fundamental para o desenvolvimento cognitivo e psicomotor das crianças. No primeiro ano do Ensino Fundamental o aluno, ao adentrar no ambiente escolar, percebe as mudanças que esta nova etapa apresenta. O número de professores aumenta, o caderno é dividido pelo número de disciplinas curriculares etc. Esta nova etapa parece para ele, uma ruptura daquela que ele experienciou na Educação Infantil. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar a contribuição do lúdico para o desenvolvimento da criança, nas aulas de Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista que as atividades lúdicas, além de promover uma continuidade da etapa anterior, podendo contribuir com o desenvolvimento físico, intelectual e mesmo moral das crianças. Para tanto, busca na pesquisa bibliográfica de análise qualitativa subsídios teóricos que amparem seu desenvolvimento. Verificou-se, assim, que o lúdico, através de atividades de jogos e brincadeiras, contribui significativamente para a aprendizagem das crianças.