UM OLHAR SOBRE O CASTIGO ESCOLAR NO CONTO DA ESCOLA DE MACHADO DE ASSIS À LUZ DA LEGISLAÇÃO ATUAL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo lançar um olhar sobre o Conto de Escola de Machado de Assis, publicado em 1884, mostrando o castigo aplicado aso alunos na escola e comparando as características da metodologia autoritarista de ensino utilizada na época, que ainda aplicava punições físicas nos estudantes, com o que se entende atualmente à luz da legislação em vigor. Este trabalho vai destacar trechos da obra citada nos quais se evidencia o modo opressor e violento do qual alguns professores faziam uso no processo educacional, como por exemplo o uso da palmatória, peça de madeira utilizada pelos professores para punir os alunos que cometessem algum erro, algo que é totalmente arcaico para o entendimento atual levando em consideração teorias pedagógicas modernas, sem falar do fato de que o castigo físico nas escolas é, hoje em dia, considerado crime. No que diz respeito à legislação que fala dos maus tratos à criança e ao adolescente, o artigo buscará essencialmente na lei mais específica em relação a tal assunto, o Estatuto da Criança e Adolescente , o ECA de 1990.