JOGOS E BRINCADEIRAS LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAS
Resumo
Na escola o ensino da matemática nos anos iniciais tem um papel importante para o desenvolvimento das crianças. No entanto, a abordagem convencional pode não ser tão envolvente para os alunos. Assim, é possível adotar novas abordagens, como a ludicidade, através de jogos e brincadeiras. Eles têm ganhado destaque por promover o interesse e uma melhor compreensão da matemática. Apesar do seu potencial, o efeito dessas metodologias ainda requer investigação. Portanto, este estudo tem como objetivo contextualizar e analisar a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia didática no ensino da matemática nos
anos iniciais, visando fornecer ajuda teórica e prática para os profissionais da educação. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura utilizando o Google Acadêmico, com as palavras-chave: jogos; brincadeiras; matemática nos anos iniciais; lúdico. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos publicados em periódicos nacionais entre 2016 e 2024. O estudo revelou que
o uso de jogos e brincadeiras no ensino de matemática nos anos iniciais melhora o aprendizado e auxilia na resolução de problemas e ainda traz benefícios para os alunos.