Resumo
No contexto socioeducacional, os surdos têm sido excluídos da sociedade pela barreira da comunicação oral. Essa exclusão evidencia a necessidade de uma educação dinâmica e inclusiva, que seja prazerosa para crianças surdas, promovendo não apenas para o desenvolvimento cognocitivo, mas também a integração social entre surdos e ouvintes. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo contextualizar e investigar o uso de jogos adaptados como metodologia de ensino para alunos da educação infantil com surdez. Ao proporcionar subsídios teóricos e práticos, pretende-se apoiar educadores e profissionais da área na revisão de suas práticas pedagógicas, com o foco em promover a inclusão efetiva desses alunos no ambiente escolar, respeitando suas necessidades específicas e favorecendo um aprendizado mais acessível e significativo. Uma revisão narrativa de literatura foi conduzida utilizando a plataforma do Google Acadêmico, empregando as seguintes palavras-chave: jogo, jogos adaptados, ensino de surdos, metodologias de ensino, Libras, educação inclusiva, educação infantil e pré-escola. Como critério de inclusão, foram selecionados artigos científicos publicados em periódicos nacionais dentro do período de 1988 a 2024, assim como artigos redigidos em língua portuguesa. Artigos que estavam fora do intervalo temporal estipulado e em outros idiomas foram excluídos do escopo da pesquisa. Considerou-se com o estudo, que o uso de jogos adaptados para o ensino de crianças surdas proporciona um ambiente inclusivo que respeita as necessidades dessas crianças, desenvolvendo habilidades essenciais, além do aprendizado de conteúdos curriculares de forma lúdica.