DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS ENTRE 8 E 10 ANOS
Resumo
A Psicomotricidade se dá através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança,proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade. As atividades recreativas e esportivas sempre foram atrativas para as crianças, em especial aquelas que se encontram no período da pré-adolescência. O período compreendido entre os oito e dez anos se apresenta como fase de transição. Dos oito aos dez anos há a possibilidade para o educador físico buscar o desenvolvimento da psicomotricidade, pensando na iniciação esportiva da criança. Sendo assim, a prática da psicomotricidade deve ser entendida como um processo de ajuda que acompanha a criança em seu percurso maturativo, que vai desde a expressividade motora até o acesso à capacidade de descentração. Em tal processo, são atendidos os aspectos primordiais que formam parte da globalidade em que as crianças estão imersas nessa etapa, tais como a afetividade, a motricidade e o conhecimento, aspectos que irão evoluindo da globalidade à diferenciação, da dependência à autonomia e da impulsividade à reflexão. Com o objetivo geral de pesquisar quais atividades podem ser utilizadas para o desenvolvimento da psicomotricidade em crianças de oito a dez anos, este trabalho se vale da revisão de literatura e da pesquisa qualitativa. No desenvolvimento deste, percebeu-se que o desenvolvimento da psicomotricidade entre os 8 e 10 anos, colabora expressivamente para estruturar o esquema corporal da criança, incentivando a prática de movimentar-se ou até mesmo o ato do brincar, do se divertirem, do criar e explorar sendo por isso que os educadores físicos recomendam cada vez mais o uso e prática de jogos e brincadeiras