Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar como foi desenvolvida e consolidada na concepção popular a imagem do ex-presidente brasileiro Getúlio Dornelles Vargas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o período da história do Brasil conhecido como Estado Novo. Propaganda é todo o esforço que intenta utilizar da persuasão para atingir um determinado fim. Como ferramenta, a propaganda estende-se por todas as áreas da vida humana, inclusive a política, onde se alia ao populismo para potencializar sua mensagem. 0 populismo é o fenômeno politico, onde o apoio popular justifica as ações da liderança de uma nação, conhecido como "líder carismático" quase sempre relacionado ao nacionalismo, sistema politico centralizado, defesa da economia nacional e controle sistemático dos meios de comunicação e imprensa. Apresentado esses conceitos, o trabalho explana a criação do DIP, departamento criado no governo de Getúlio Vargas para controlar e dirigir a propaganda e imprensa do pais e da figura do presidente. Como departamento, ganhou status e influência de ministério e teve grande peso na concepção de todo o compêndio do projeto de governo getulista, que compreendeu o Estado Novo. 0 Estado Novo abarca o período de 1937 a 1945, e foi caracterizado por ser um governo autoritário, nacionalista, populista, de amadurecimento da indústria nacional e de garantia de direitos trabalhistas. 0 trabalho fez menção também a uma breve biografia de Getúlio Vargas, figura central do período, focando em sua carreira política no Rio Grande do Sul até ocupar o cargo máximo do Executivo. Por fim, a conjunção destas concepções dá forma a resposta da pesquisa, elucidando a atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda na representação de Getúlio Vargas, e como este proceder atendia aos pressupostos da época quanto a figura do líder.