OS BENEFÍCIOS DOS JOGOS LÚDICOS PARA INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Resumo
O presente estudo traz uma reflexão em relação aos benefícios dos jogos lúdicos para a inclusão de alunos com surdez no ensino fundamental I, tendo corno propósito geral destacar o jogo tal como ação didática na educação inclusiva, apresentando-os como modo de facilitação para o ensino aprendizagem, mostrando assim seus beneficias e métodos de auxilio para o professor, que por sua vez necessita que o corpo docente esteja preparado para atuar conjuntamente, para que haja a inclusão e integração destes alunos na comunidade escolar, propondo a adaptação de jogos e brincadeiras que de alguma forma dificultariam a participação de crianças surdas no seu modo original. Através dos jogos adaptados, supõe-se que a criança aprende se divertindo, além de desenvolver outras habilidades e áreas psicomotoras. Isso as beneficiaria, pois sabendo que quanto mais elas estão inseridas no âmbito ativo da língua de sinais (que a escola deveria proporcionar), mais seu padrão de desenvolvimento fica próximo de se igualar ao das crianças ouvintes. Esses jogos e brincadeiras lúdicas não devem ser julgados meramente corno lazer, pelo fato de que operam de modo com que a criança assimile as coisas de modo natural, assim neles deve haver propósitos efetivos, que cooperam para o desenvolvimento delas. A seguinte pesquisa desenrolou-se através de urna revisão literária, recorrendo a fontes acadêmicas.