PEDAGOGIA ONTOPSICOLÓGICA: UMA LEITURA CRÍTICO-FILOSÓFICA
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma leitura crítica da pedagogia ontospicológica como uma abordagem formativa educacional sobre o ser humano, buscando compreendê-lo como ser único em sua existência individual no tempo e espaço. Seu objetivo maior é o resgate da consciência individual, recuperando sua totalidade como ser de natureza e cultura numa perspectiva interdisciplinar que estimule o autoconhecimento. A pedagogia-ontopsicológica orienta-se a partir da existência do homem e sua formação, objetivando seu crescimento sadio através da autóctise histórica, em que suas ações são estabelecidas de maneira consciente e responsável, contribuindo de forma racional a sociedade. A relevância desta pesquisa manifesta-se através da reflexão sobre uma educação que pense o indivíduo em sua formação integral sustentando a importância de estimular a consciência do Em si do homem, consciente, livre e imponderado de seus condicionamentos sócio histórico. Para tanto, a metodologia adotada foi a revisão bibliográfica buscando analisar criticamente as contribuições da pedagogia ontopsicológica como possível mudança de paradigma para a realidade educacional brasileira no mundo hodierno.