A DANÇA DE RUA COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O âmbito escolar é um espaço para adquirir conhecimento, mas também, onde as
relações interpessoais são desenvolvidas, uma vez que se encontram diversas personalidades e culturas. Uma disciplina que pode oportunizar o desenvolvimento de relações interpessoais e a resolução de conflitos é a educação física, visto que ela pode se utilizar de estratégias que favoreçam a discussão de problemas cotidianos de forma lúdica, agradável e divertida. A partir disso, este trabalho, através da revisão literária, apresenta uma estratégia que pode auxiliar no desenvolvimento do processo de socialização de alunos no ensino fundamental: o Street Dance. Uma expressão sócia artística e política do jovem excluído socialmente nas zonas urbanas, também chamada de dança de rua, tem sido uma eficiente estratégia pedagógica que insere no universo do adolescente a cultura corporal com o reconhecimento da realidade identificada em seu contexto social. A constatação com o desenvolvimento desse trabalho, é que, embora haja poucos referenciais bibliográficos da utilização da dança nas escolas, a socialização – uma de suas funções – é favorecida. Ao reunir informações históricas, evolutivas e representativas desse conjunto de estilo, é visível que o educador físico pode se apropriar na dança o que agradam e dão sentido educacional aos seus alunos.