A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL — ANOS FINAIS
Resumo
Neste artigo observamos a dificuldade de aprendizagem da Matemática apresentado pela criança e adolescente no Ensino Fundamental — anos finais, que já vem de fases anteriores. Muitos dos alunos chegam ao Ensino Fundamental — anos finais, carregados de vícios de aprendizagem pela aplicação da metodologia tradicional, onde foram obrigadas a memorizar as regras existentes na disciplina da Matemática, ficando clara a necessidade de aplicação de novas metodologias para levar ao aluno um novo pensar matemático, por meio de dinâmicas que levam o aluno a interagir, tornando a aprendizagem uma atividade continua aplicada na prática de seu cotidiano, tendo como objetivo a reflexão e aprimoramento na construção de conhecimento. Observamos que a aplicação da dinâmica relacionada com o dia-a-dia faz com que haja uma exploração maior na construção de conceitos que aperfeiçoam o desenvolvimento cognitivo do aluno. Tal metodologia não deverá, ainda, ignorar a necessidade de ser diferenciada pois, estamos diante de um público heterogêneo e, como tal terá uma atenção individualizada visando resgatar a autoestima do aluno sempre com o intuito de leva-lo à reflexão do fazer/aprender/entender a matéria. Da mesma forma, para uma nova metodologia necessitamos de um pensar atualizado de um novo professor disposto à se atualizar e aprimorar seus conhecimentos técnicos para uma aplicação eficiente e eficaz, tendo como grande desafio deixar as práticas de atividades antigas, simplesmente mecânicas e começar a conhecer as etapas do desenvolvimento.