Resumo
A Educação Física escolar evoluiu ao longo do tempo, especialmente com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define competências essenciais para os alunos desenvolverem ao longo da educação básica. Esta pesquisa procura analisar como a BNCC impacta o trabalho dos professores de Educação Física no Ensino Fundamental, explorando estratégias pedagógicas para desenvolver habilidades e competências fundamentais. Será realizada uma revisão narrativa de literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo, utilizando as palavras-chave: bncc, ensino fundamental, impacto, educação física, atuação, docente. Como critério de inclusão para a busca dos artigos, foram selecionados artigos científicos publicados em periódicos nacionais em Língua Portuguesa, que respeitassem o período de publicação de 2017 a 2024. Foram excluídos os artigos que estivessem fora do período selecionado e em outros idiomas (MATTAR; RAMOS, 2021). Conclui-se com o estudo que a Base Nacional Comum Curricular teve um impacto significativo na atuação dos professores de Educação Física no Ensino Fundamental, ao estabelecer competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, e também direciona o trabalho dos professores para uma abordagem mais integradora e contextualizada da disciplina, focando em um ensino mais alinhado com as necessidades educacionais contemporâneas, não apenas nas práticas esportivas, mas também no desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional dos estudantes.