Resumo
Desde a sua implantação como um regime governante no Brasil, através de um golpe civil e militar, a Ditadura brasileira buscou, das mais diversas formas possíveis, impedir todo e qualquer tipo de organização social ou popular que se opusesse aos . seus ideais e objetivos. Com o sistema público de ensino não foi diferente, atingindo todas as esferas da educação brasileira, desde suas formas de financiamento, limitadas e direcionadas de acordo com os objetivos pragmáticos do regime, até o cotidiano das salas de aula, pelo cerceamento das disciplinas da área de humanas, passando, claro, pela administração das escolas, voltadas integralmente ao tecnicismo pregado pelas instituições norte-americanas. Submetida a um intenso controle e engessamento das suas ações, a educação brasileira sucumbiu perante a incapacidade de exercer uma de suas mais fundamentais prerrogativas, a de promover o desenvolvimento crítico e intelectual do aluno, proporcionando uma formação consciente e emancipatória, atendendo suas reais necessidades. Principal reflexo disso, o desenvolvimento de gerações de estudantes que tiveram negadas oportunidades de conscientização, tanto do ponto de vista social como político, gerando profundo abismo entre grupos e classes brasileiras.