A OBSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir o papel da avaliação nos anos iniciais da educação infantil. Sendo assim, parte-se do pressuposto de que a avaliação tem como principal meta constatar possíveis dificuldades dou defasagens para que o educador possa intervir e motivar este aluno no seu processo de desenvolvimento. Baseando-se em estudos científicos, discutir-se-á a importância de que se acompanhe, analise e busque melhorias para o desenvolvimento da criança, levando em consideração os instrumentos exigidos pela proposta pedagógica. A respeito dos registros a serem feitos pelo professor da educação infantil sobre desenvolvimento cognitivo dos alunos e a forma como será acompanhado o desempenho de cada educando, apontar-se-á também o uso do por fólio (conjunto das atividades dos alunos desenvolvidas com o professor, que ficam anexadas em ordem cronológica ao ano letivo) como um meio de registro, análise e reflexão baseado no processo de acompanhamento das crianças de 4 e 5 anos. Este estudo pode, por fim, contribuir na construção e crescimento do educador, que está condicionado a (mesmo nos primeiros anos da educação básica) avaliar seus alunos pelo caráter quantitativo, produzindo apenas dados e números que pouco revelam sobre o desenvolvimento cognitivo nessa etapa escolar. O artigo procura defender que avaliar não é um ato de julgar, condenar ou classificar o desempenho conquistado pelo educando no seu processo de desenvolvimento.