Resumo
Esta pesquisa nasce do intuito de discutir a questão da verdade na História. Para estabelecer um elo cognitivo sobre o tema abordado, fez-se necessário analisar o processo do nascimento da História como ciência; compreender os principais conceitos de tal ciência (fato histórico, fonte histórica e tempo histórico); identificar a utilização desses II conceitos por duas escolas historiográficas: o Positivismo e a Escola dos Annales, e por fim, comparar as visões destas duas escolas historiográficas sobre a questão da verdade. Para o alcance dos objetivos propostos por esta pesquisa, traçou-se como viés empírico, uma comparação entre o método positivista de Augusto Comte, adaptado por Leopold Von Ranke para a História, e a primeira geração da chamada Escola dos Annales, composta por Marc Bloch e Lucien Febvre, buscando assim compreender, a relação entre historiador e fato histórico na busca pela verdade histórica. Ao longo desta pesquisa, observou-se que a verdade absoluta é inexistente, pois a verdade está relacionada a um processo dialético entre o sujeito e o objeto, isto é, a verdade está infimamente ligada às escolhas de quem a descreve, ou seja, toda verdade de fato se torna parcial.