AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS ENTRAVES DE SUA LEGITIMAÇÃO NO CONTEXTO DA PÓS-MODERNIDADE
Resumo
No contexto histórico, político e social da atualidade, é possível identificar a cultura do imediatismo como traço evidente nas relações interpessoais. A partir disso, surgem diversos questionamentos filosóficos sobre os impactos e os efeitos do chamado “tempo pós-moderno” no campo educacional. O presente estudo teve como objetivo analisar os desafios e impactos das políticas públicas educacionais na legitimação da aprendizagem do estudante no contexto da pós-modernidade. Foi realizada uma revisão bibliográfica, de procedimento exploratório de artigos e obras clássicas (Lyortard, 1998; Bauman, 2001) para levantamento das ideias sobre o tema. Além disso, desenvolveu-se também uma pesquisa nas bases de dados Google Acadêmico e SciElo, utilizando as palavras-chave: educação, pós-modernidade, políticas educacionais, imediatismo e frustração. A fundamentação epistemológica centrou-se nos referenciais de Lyotard (1998) e Bauman (2001), que sistematizaram os conceitos de pós-modernidade, sociedade líquida e ambivalência cultural e educacional. Conclui-se, assim, que os impactos desse tema e os efeitos da pós-modernidade no campo educacional irão exigir dos profissionais da educação uma posição pedagógica de diálogo e equilíbrio na construção, ressignificação e transmissão dos saberes no processo de ensino e aprendizagem.