BULLYING NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIOS DAS AÇÕES DOCENTES
Resumo
As aulas de Educação Física são de suma importância tanto para o desenvolvimento
pessoal, quanto para o desenvolvimento humano, entretanto, juntamente com as
atividades propostas para as aulas, tem-se notado práticas de bullying entre os alunos,
sobretudo com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Diante deste quadro, o
presente trabalho destaca-se por evidenciar casos de bullying e possíveis medidas a
serem tomadas perante as aulas de Educação Física com o intuito de diminuir essa
prática e promover a igualdade e a cooperação entre os alunos. O trabalho será
desenvolvido por meio de uma revisão bibliográfica, buscando informações necessárias para esclarecimentos básicos do tema: como ele tem sido praticado nas escolas, qual a realidade dos alunos e como os professores e profissionais da área podem durante as aulas identificar possíveis vítimas e agressores, e realizar a mediação dos conflitos. Verificou-se que as ações docentes devem mediar os conflitos existentes entre os estudantes, realizar um trabalho para ensinar os alunos a conviver e respeitar a diversidade, desenvolver as habilidades socioemocionais na perspectiva de criar um clima seguro para o processo de ensino, vivência e aprendizagem dos estudantes.