DIFICULDADES DE PROFESSORES E ALUNOS EM RELAÇÃO AO TEMA TRANSVERSAL ORIENTAÇÃO SEXUAL
Resumo
Dentro da escola com o auxílio dos professores, a orientação sexual no ensino fundamental está cada vez mais presente, e é nessa fase que os alunos começam realmente a enxergar inúmeras mudanças em seus pensamentos, corpo, desejos, opiniões e demonstrações de personalidade. O objetivo do presente estudo foi levantar as possíveis dificuldades que os professores do ensino de Ciências/Biologia e seus alunos enfrentam ao abordarem e discutirem o tema sexualidade em sala de aula. Este trabalho foi realizado em duas etapas: uma com 7 professores do ensino de Ciências/Biologia que lecionam em escolas públicas e particulares, e outra com 35 alunos de uma escola pública do município de Avaré-SP. Foram aplicadas perguntas sobre características pessoais e dificuldades encontradas em relação ao tema. Estes questionários foram respondidos individualmente e os questionados não foram identificados por nome, apenas por idade e sexo. De acordo com nossos resultados, a maioria dos professores não teve qualquer tipo de capacitação sobre sexualidade e acreditam que é possível complementar as aulas com o auxílio de atividades dinâmicas, como teatro e uso da internet, favorecendo a prática pedagógica sobre o tema. Em relação aos alunos, suas conversas sobre sexualidade acontecem de diferentes maneiras, com alguns alunos conversando com seus professores, ou com outros procurando informações em meios de comunicação e internet. Observamos ainda que as meninas se mostram mais informadas sobre sexualidade e que existem tabus a serem enfrentados dentro de casa, com alunos tendo receio em falar sobre o tema com seus pais.