FAMÍLIA E ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM
Resumo
Quando se pensa em inversões de valores passa-se a perceber que isso está se tornando cada vez mais comum quando retratado a junção da família com a escola. Um dos motivos que pode levar a esse problema com a educação das crianças são as rotinas profissionais dos pais, no qual a educação dos seus filhos tende a ser direcionada, exclusivamente para o âmbito escolar. Neste sentido, esse artigo tem como enfoque metodológico uma revisão bibliográfica no qual foi realizado uma busca de artigos científicos, durante o período de fevereiro a maio de 2018, por meio de banco dos bancos de dados Literatura Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico, além de sites científicos condizentes com o tema e também buscas em livros sobre os diversos autores encontrados na literatura acadêmica de pedagogia. A partir destas buscas foi traçada uma comparação das inversões de valores entre família e escola, bem como discorreu-se sobre o conceito de família desde os meados da idade primitiva até nos dias atuais. Conclui-se, nesse estudo que é necessário que escola e família revejam seus papéis. São necessários novos estudos que avaliem esses dois pontos da aprendizagem, família e escola, e não apenas culpabilizem um dos dois lados. Neste sentido, novos estudos que tenham por objetivo investigar as atribuições da família e da escola podem trazer contribuições significativas para um melhor processo ensino aprendizagem.