Resumo
Diante da análise da contracultura da década de 1960 nos Estados Unidos, vista oficialmente como um fenômeno determinado por um período e território específico, toma-se necessário a principio investigar esse movimento de contestação da cultura oficial e relacioná-lo a outros que surgiram no período fora do território norte americano. A fim de destacar correntes libertárias que mesmo não surgidas na década de 1960, integram-se ao pensamento de contestação da cultura oficial, para que, comprove a contracultura, não como um movimento de período e território definido, mas, como um fenômeno atemporal e desterritorializado. Partindo dessa premissa, ao entender a contracultura como fenômeno atemporal, o presente ,trabalho tem como objetivo resgatar a diversidade contracultural, assim como, estabelecer a Geração Beat pertencente à década de 1950, como movimento de contracultura, por meio da análise de seu contexto histórico. Compreendendo assim, os fatos que ocasionaram no rompimento dessa geração com a cultura oficializada pelas instituições do período, bem como, incluir tal geração, por meio dos parâmetros estabelecidos neste trabalho, aos movimentos de contracultura da história.