OS BENEFÍCIOS DA PINTURA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo
O presente artigo buscou apresentar a importância de se trabalhar a pintura com crianças com Deficiência Intelectual (Dl) abordando os aspectos que poderiam ser utilizados para beneficiar o desenvolvimento da habilidade motora e na consciência cognitiva das pessoas especiais no contexto da educação inclusiva brasileira. O problema investigado versa sobre o questionamento de que a disciplina de Arte poderia ser utilizada como estratégia para o desenvolvimento expressivo e representacional da criança através da pintura oferecendo benefícios também para o desenvolvimento motor e cognitivo da criança com deficiência intelectual. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre o terna, o objetivo do trabalho foi identificar na produção científica brasileira as publicações que apresentassem alguns conceitos sobre os benefícios que a pintura pode promover para a pessoa com deficiência intelectual no desenvolvimento das habilidades motoras e expansão da consciência cognitiva. O resultado do estudo apontou que estimular as crianças com Dl é importante para o seu desenvolvimento. A estimulação da criatividade através da pintura pode agir de forma satisfatória nas capacidades intelectuais e manuais e trazer alterações positivas e significativas na autoestima destas pessoas. Mesmo que o desenvolvimento da criança com DI ocorra em um ritmo particular, isso não a impede de aprender tarefas diárias, participar da vida social da família, fazer atividades manuais e ter uma boa aprendizagem escolar. O estudo é finalizado apontando para a necessidade de ampliar pesquisas e estudos sobre os benefícios que a arte e especialmente a pintura pode oferecer para as crianças DI, assim como, para os alunos que não apresentam algum tipo de deficiência.