PROFESSOR INTÉRPRETE DE LIBRAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Resumo
Este artigo se mostra relevante tendo em vista que o processo de inclusão se tornou um fato e, na atualidade, vem requerendo emergência no ambiente escolar. A construção de conhecimentos efetivos não pode estar restrita aos alunos ditos "normais" e o docente deve dispor dos recursos necessários para que a totalidade de seus alunos aprenda. No caso de alunos com surdez, uma ferramenta que tem se mostrado efetiva é a atuação do professor intérprete de LIBRAS. Sabe-se das dificuldades enfrentadas por esse profissional no interior do ambiente escolar: os desafios vão da aceitação do professor da classe em que o aluno com surdez está inserido até a falta de autonomia em elaborar e desenvolver um projeto que, mais que inserir, inclua os alunos com surdez ao ambiente escolar. Através de projetos inclusivos, que envolva todos os elementos do ambiente escolar, o professor intérprete de LIBRAS pode em muito auxiliar num processo de inclusão educacional realmente efetivo, de qualidade, que transforme a realidade do ambiente e desenvolva a autonomia dos alunos com surdez e a segurança necessária para os professores, gestores e demais elementos da escola para o atendimento com uma clientela realmente heterogênea, diversificada e, principalmente, inclusa. A revisão da literatura, através da pesquisa qualitativa aferiu a importância da atuação do professor intérprete em LIBRAS no interior do ambiente escolar como importante ferramenta para o desenvolvimento do processo de inclusão educacional de alunos com surdez.