1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL – REGULAMENTO

A tradição é nossa. A oportunidade é sua.

1ª. FAMPOPINHA ESTUDANTIL

FESTIVAL ESTUDANTIL DE MÚSICA 2022

 

 

REGULAMENTO

 

DO FESTIVAL:

1 – A 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL, organizada e promovida pela FACULDADES INTEGRADAS REGIONAIS DE AVARÉ – FREA FIRA e pela Prefeitura Municipal de Avaré através da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, tem por objetivo desenvolver as potencialidades artísticas-culturais dos jovens estudantes; aprimorar e desenvolver a cultura musical; revelar talentos e valorizar artistas, compositores e intérpretes estudantes; estimular a expressão artística e o desenvolvimento sociocultural dos jovens estudantes e do município.

Parágrafo Único – A 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL homenageará o cantor e intérprete, TÔNIO CHACON, único avareense a ganhar a FAMPOP (Feira Avareense de Música Popular).

2 – A 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL, será realizada no Centro Cultural Ester Novaes, na Rua Ceará, 1507, Centro, Avaré – SP, em uma única fase, nos dias 25 e 26 de agosto de 2022.

3 – Poderão se inscrever para participar da 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL, apenas compositores regularmente matriculados no ensino médio ou superior da rede pública ou particular de ensino.

4 – A etapa pré-classificatória selecionará 12 (doze) músicas que serão apresentadas no primeiro dia do festival (25/08).  Dentre estas, os jurados escolherão 06 (seis) finalistas, que serão reapresentadas no segundo dia do festival (26/06). Dessa reapresentação, serão classificadas 03 (três) músicas, sendo assim o primeiro, o segundo e o terceiro lugar definidos.

 

DAS INSCRIÇÕES:

5 – As inscrições para a 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL deverão ser efetivadas, no seguinte endereço eletrônico clique aqui, observadas todas as condições contidas neste regulamento.

§1º: As inscrições serão recebidas da 0h do dia 10 de julho até as 17h do dia 10 de agosto de 2022.

I – Não serão admitidas inscrições de compositores que não estejam devidamente matriculados no ensino médio ou superior.

II – As inscrições serão consideradas recebidas, mediante mensagem na tela de inscrição: “inscrição enviada com sucesso”. A inscrição será considerada confirmada ou não, após a verificação pela Comissão Organizadora que enviará email ao candidato.

6 – São indispensáveis para a inscrição, os seguintes documentos:

  1. a) Preenchimento de todos os campos da Ficha de Inscrição;
  2. b) Cópia digitalizada do CPF e RG, ou CNH, do(a)(s) compositor(a)(es) da música;
  3. c) Declaração de autoria e ineditismo da música assinada e digitalizada (para baixar o modelo clique aqui);
  4. d) Declaração de não-premiação em outros festivais de música ou congênere (para baixar o modelo clique aqui)
  5. e) Declaração de matrícula do compositor(a) no ensino médio ou superior (para baixar o modelo clique aqui)
  6. f) Áudio da música em formato MP3, gravada de forma a preservar o anonimato do(a)(s) compositor(a)(es) e/ou intérprete(a)(s);
  7. g) Arquivo da letra digitada e em PDF, escrita de forma a preservar o anonimato do(a)(s) compositor(a)(es) e/ou intérprete(s), ou seja, sem constar o(s) nome(s) do(a)(s) compositor(a)(es) e/ou intérprete(s);

7 – Qualquer irregularidade na inscrição implicará na desclassificação do concorrente com relação específica à inscrição onde se constatou a irregularidade.

8 – Cada participante poderá inscrever até 02 (duas) composições, porém 01 (uma) única composição poderá ser classificada para as semifinais da 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL.

Parágrafo único – Havendo mais de 2 (duas) composições de mesma autoria serão consideradas apenas as 2 (duas) primeiras inscrições.

 

DOS COMPOSITORES E INTÉRPRETES:

9 – Poderão participar da 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL, compositores e intérpretes de nacionalidade brasileira regularmente matriculados no ensino médio ou superior.

 

DAS COMPOSIÇÕES:

10 – As composições deverão ser inéditas e originais, assim entendidas:

  1. a) Letras predominantemente compostas na língua portuguesa do Brasil;
  2. b) As que não contiverem plágios, adaptações ou versões de obras de outros autores e compositores;
  3. c) Aquelas que não tenham sido premiadas em outros festivais congêneres, até a data de inscrição neste festival;
  4. d) Não terem sido gravadas para comercialização em larga escala;

11 – Não serão admitidas canções que façam qualquer tipo de apologia ao crime, à violência, às drogas ilícitas, à banalização do sexo, ou qualquer tipo de discriminação e manifestações no palco de cunho pessoal.

 

DA SELEÇÃO:

12 – A Comissão Organizadora, indicada pela FREA FIRA e pela Secretaria Municipal de Cultura, será responsável pela verificação referente à documentação relacionada neste regulamento. Após, excluídas eventuais inscrições não condizentes com este regulamento, a comissão organizadora enviará áudio e letra das inscrições regulares ao júri especialmente formado por pessoas de notória competência ligadas à arte e à cultura, também nomeadas pela FREA FIRA e pela Secretaria Municipal de Cultura, para a escolha das músicas finalistas.

13 – A classificação das composições semifinalistas será divulgada pelo site da FREA FIRA (www.fira.edu.br) – 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL – em até  07 (sete) dias após o encerramento das inscrições. As músicas classificadas serão convocadas para envio dos documentos complementares (item 14) e para a defesa ao vivo.

14 – Os selecionados serão contatados para enviar por e-mail (fampopinha.estudantil@fira.edu.br), no prazo limite de 72 (setenta e duas) horas (de 17 a 19 de agosto às 23:59), a seguinte documentação:

  1. a) Termo de autorização do uso de imagem, voz e apresentação do(s) compositor(es) e intérprete(s) (aqui entendidos todos os músicos que se apresentarão ao vivo) assinada e digitalizada (para baixar o modelo clique aqui);
  2. b) Cópia digitalizada do CPF e RG dos intérpretes (aqui entendidos todos os músicos que se apresentarão ao vivo).

15 – A classificação das músicas selecionadas ficará a cargo do júri, que divulgará o resultado durante o show de encerramento no segundo dia das apresentações do festival. O somatório do número de pontos obtidos em cada um dos critérios definirá as vencedoras (primeiro, segundo e terceiro lugar).

 

DOS RECURSOS:

16 – Caberá ao participante o direito de entrar com recurso em até 02 (dois) dias após o recebimento da comunicação de eliminação de sua inscrição, de que trata o item 04, que será apreciado pela Comissão Organizadora que emitirá sua decisão em até 02 (dois) dias após o recebimento do recurso. A decisão do recurso emitida pela Comissão Organizadora será irrecorrível.

17 – Somente serão admitidos recursos com relação à classificação do Festival, que se fundamentem nos itens elencados nos itens 9 e 10 deste Regulamento e que sejam devidamente fundamentados com provas suficientes e protocolados junto à Comissão Organizadora do Festival, em até 72 (setenta e duas) horas após a divulgação das 12 músicas classificadas para a semifinal do Festival.

18 – Recursos que versem sobre a idoneidade dos Jurados no que pertine à eventual relacionamento profissional ou de afinidade com concorrentes, serão admitidos em até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação das músicas classificadas. A decisão a cargo da Comissão Organizadora será proferida em até 72 (setenta e duas) horas após a recepção do recurso. A decisão da Comissão Organizadora será irrecorrível.

 

DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E APOIOS:

19 – Os critérios de análise das composições são:

Letra, Melodia, Originalidade, Interpretação/Performance e Arranjo, sendo que cada quesito receberá nota de 5 a 10, podendo ser fracionada de 0,25 em 0,25 pontos. Fica estabelecida como critério de desempate a maior nota para:

primeiro: quesito Originalidade;

segundo: quesito Interpretação/Performance;

terceiro: quesito Arranjo.

20 – A defesa ao vivo das músicas semifinalistas, deverá obedecer a forma contida no áudio de inscrição.

21 – A organização da 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL disponibilizará uma “Banda Base do Festival” para acompanhamento instrumental da composição, sendo violão ou guitarra, contrabaixo elétrico, teclado e bateria. Entretanto, é de livre escolha do concorrente trazer os seus próprios instrumentistas e ou algum(ns) instrumentista(s) que queira ver acrescido à Banda Base do Festival ou ainda solicitar apenas algum(ns) instrumentista(s) da Banda Base.

Parágrafo único – Para aqueles que desejam o acompanhamento instrumental da Banda Base é obrigatório o envio das cifras e/ou partituras da canção juntamente com a documentação complementar de que trata o item 14 deste regulamento.

 

DO JÚRI:

22 – Para a seleção das músicas que serão classificadas para as semifinais, a Comissão Organizadora do Festival encaminhará todos os áudios e letras das canções regularmente inscritas, a um júri formado por 04 (quatro) pessoas de notório conhecimento artístico cultural, que fará a análise segundo os critérios contidos neste regulamento, escolhendo as 12 (doze) classificadas.

Parágrafo único – Caberá ao Jurado, em até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação das semifinalistas, declarar-se impedido do julgamento de alguma música, caso mantenha relacionamento profissional ou de afinidade com algum compositor ou intérprete, de modo que impossibilite o julgamento isento da música e ou interpretação. Neste caso, a Comissão Organizadora do Festival deverá providenciar a substituição do Jurado que se declarar impedido.

23 – As músicas classificadas para a semifinal e final serão avaliadas também pelo júri composto por 04 (quatro) membros de notória competência artística cultural.

24 – As decisões tomadas pelo júri serão irrecorríveis.

 

DA PREMIAÇÃO E DA FINAL:

25 – As composições finalistas (primeiro, segundo e terceiro lugar), serão agraciadas com a seguinte premiação, de acordo com o voto dos jurados:

1º lugar _________ Troféu + Prêmio em Dinheiro + Bolsa de estudo – 100% em qualquer curso da FREA FIRA.

2º lugar __________ Troféu + Prêmio em Dinheiro + Bolsa de estudo – 50% em qualquer curso da FREA FIRA.

3º lugar __________ Troféu + Prêmio em Dinheiro + Bolsa de estudo – 25% em qualquer curso da FREA FIRA.

Melhor Intérprete __________ Troféu.

26 – As premiações serão pagas mediante crédito em conta bancária em até 30 (trinta) dias após a final do Festival e a bolsa de estudo tem validade para o 1º semestre de 2023.

 

DAS AUTORIZAÇÕES:

27 – A FREA FIRA e a Secretaria Municipal de Cultura de Avaré, fica autorizada, conforme Termo de uso da imagem, voz e apresentação assinado pelos compositores, intérpretes e músicos de cada música classificada, a usar  as imagens, o áudio e vídeos das apresentações, como forma de divulgação do festival e das ações culturais realizadas pela FREA FIRA e pela Secretaria Municipal de Cultura de Avaré.

28 – A FREA FIRA e a Secretaria Municipal de Cultura de Avaré também ficam autorizadas a fazerem transmissão ao vivo do evento e a gravar áudio e vídeo da apresentação das 12 (doze) canções semifinalistas e a editar “CD/DVD” das gravações, para divulgação do evento na imprensa, internet, redes sociais e outros.

 

DO CREDENCIAMENTO, ENSAIOS E APRESENTAÇÕES:

29 –  O credenciamento é obrigatório para todos os finalistas. Os compositores e/ou intérpretes das músicas finalistas deverão comparecer ao local de ensaio portando documento de identificação, no dia e horário estabelecidos pela Comissão Organizadora do Festival.

30 – A Comissão Organizadora do Festival disponibilizará local para ensaios no dia 25 de agosto de 2022 das 12h às 18h, pelo prazo de 30 (trinta) minutos para cada composição concorrente, de acordo com a ordem determinada pela mesma Comissão.

31 – A Secretaria Municipal de Cultura de Avaré disponibilizará toda a estrutura de palco, som e iluminação necessária e adequada para a execução das composições pelos intérpretes e a Banda Base, nos termos deste regulamento.

32 – Além do equipamento de sonorização e iluminação, estará à disposição dos músicos no palco, para os que optarem pela não utilização da Banda Base: 01 (uma) Bateria [bumbo, estante de caixa, 02 (dois) tons, 01 (um) surdo, 02 (duas) estantes de pratos e 01 (uma) estante de HiHat]; 02 (dois) Amplificadores para Guitarra e 01 (um) Amplificador para Baixo.

33 –  Anunciado pelo apresentador, o concorrente terá 08 (oito) minutos de prazo para iniciar a execução da composição concorrente, sob pena de perda de 10% (dez por cento) em sua pontuação final.

34 – A apresentação dos candidatos obedecerá a uma ordem, de acordo com o sorteio previamente realizado pela Comissão Organizadora do Festival.

35 – Não será permitido o uso de “playback” na defesa ao vivo.

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

36 –  A simples inscrição da canção na 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL já pressupõe a aceitação e concordância, por parte dos seus compositores, intérpretes e instrumentistas com todos os termos do presente regulamento e seus anexos.

37 – Respeitadas as características de festivais da mesma natureza, as passagens de som serão realizadas nos mesmos dias das defesas, em horários a serem informados aos classificados pela Comissão Organizadora.

38 – O desrespeito ao presente regulamento poderá ensejar a desclassificação das respectivas canções.

39 –  A qualquer tempo, este regulamento poderá ser alterado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público, sem que isso implique direito a indenização de qualquer natureza. Na hipótese de ocorrência de força maior, ato de autoridade administrativa ou judicial, assim como tumultos, pandemia, greves, luto oficial, convulsão social, alagamentos, obstrução das vias de transportes, atos da natureza, queda de energia, acidentes ou outras fatalidades ou circunstâncias que impeçam a realização das apresentações, as canções vencedoras serão escolhidas pelo Júri, utilizando os arquivos MP3 enviados na inscrição.

40 – Os casos omissos neste regulamento ou não esclarecidos serão resolvidos pela Comissão Organizadora da 1ª FAMPOPINHA ESTUDANTIL.

 

Avaré, 30 de junho de 2022.