DESMOTIVAÇÃO DE MENINAS DURANTE A PARTICIPAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO SOBRE A ÓTICA DA TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
Resumo
O intuito da presente pesquisa foi compreender o desinteresse de meninas na Educação Física (EF) escolar, no Ensino Médio (EM). A curiosidade sobre essa temática nos leva a questionar e procurar os fatores que contribuem para a exclusão ou desmotivação do público feminino na EF. Para fundamentar este estudo será utilizada a teoria da autodeterminação com base nos estudos de Pizani; Rinaldi; Miranda; Vieira (2016, p.262), para tentar identificar os possíveis fatores, foi levantada uma pauta sobre a desmotivação na Educação Física escolar, com intuito de intervenção e, nesse sentido, aborda sobre desmotivação intrínseca e extrínseca. O presente estudo foi pautado em uma revisão literária, bibliográfica, como também em sites com pesquisas no Google acadêmico, Scielo, PubMed, o intuito é realizar um análise sobre a participação das meninas na Educação Física escolar no Ensino Médio, que irá mostrar como é a atuação e a presença desse público feminino nas aulas de Educação Física.