A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NO ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM SURDEZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo científico procura esclarecer, preparar e conscientizar professores e leitores sobre o tema a Importância da Libra no Ensino Aprendizagem da Criança com Surdez na Educação Infantil, trata também sobre a abordagem da surdez no ambiente familiar e sua problemática no que se refere à inclusão dos surdos na escola pública e seu enfoque pedagógico. Aponta também para as dificuldades neurolinguísticas da pessoa surda no processo de tentativa de integrá-la ao ensino público infantil, assim como para os consequentes problemas psíquicos gerados pelas dificuldades e frustrações do surdo em sua tentativa de engajamento social. Aborda imperfeições no que concerne aos múltiplos obstáculos políticos (descaso), sociais e familiares e destaca principalmente a ferramenta LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), como suporte para uso funcional e dinâmico da língua assim como sugere possibilidades de soluções psicopedagógicas personalizadas para cada caso de surdez. A Libras oportuniza trocas linguísticas efetivas entre os pares surdos e ouvintes, e às crianças ouvintes oferta o acesso a um universo cultural desconhecido. Podemos concluir quanto é necessário incrementar o ensino da Libras, e para isso a legislação regulamentada deve ser de fato cumprida. A Libras, ao estar presente nos espaços da educação escolar, não é privilégio, mas constitui-se em conteúdo fundante ao surdo e elemento agregador para o ouvinte em seu processo de formação genérica, de homem cultural.