Resumo
Este artigo investiga a integração das tecnologias nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental II e sua importância no combate ao sedentarismo entre os jovens. A era digital trouxe consigo dispositivos, aplicativos e recursos digitais que enriquecem as práticas de ensino nessa disciplina, desafiando educadores e alunos a equilibrar o uso da tecnologia com a promoção da atividade física. O estudo analisa as implicações da integração de tecnologia nas aulas de educação física escolar. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura na base de busca Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave: Tecnologias, Educação física escolar, Sedentarismo, Ensinofundamental II. Como critério de inclusão para a busca dos artigos foram selecionados artigos científicos publicados em periódicos nacionais que respeitassem o período de publicação de 1992 a 2023, bem como artigos publicados na língua portuguesa. Foram excluídos os artigos que estivessem fora do período escolhido. Conclui-se que o uso das tecnologias pode ser uma ferramenta valiosa para promover a atividade física e elevar a qualidade do ensino de Educação Física. No entanto, o sucesso dessa integração depende da capacidade dos educadores de refletir e ajustar suas abordagens de ensino de maneira apropriada e consciente, visando um estilo de vida ativo e saudável para os estudantes do Ensino Fundamental II.