O presente artigo desenvolveu-se por meio de reflexão sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Selecionando os principais autores e suas reflexões teóricas sobre o tema, levamos em consideração os diversos instrumentos avaliativos que deveriam ser utilizados pelos educadores por meio de uma prática educacional planejada. Muitos professores utilizam os métodos tradicionais, como as provas escritas, de forma insatisfatória, deturpando assim a _finalidade da avaliação. Buscamos analisar as diferentes _formas de avaliar e as mudanças que vêm ocorrendo com uma "nova" postura do educador frente à utilização dos instrumentos de avaliação, a fim de demonstrar que não hasta avaliar, mas que é necessário saber avaliar; em uma prática avaliativa equilibrada, para a qual o educador deve dispor de conhecimento teórico profundo sobre a disciplina, conhecimentos que lhe permitam estabelecer relações entre a resposta e a área de conhecimento avaliada; precisa estar em constante formação, pois se espera dele, diante das dificuldades encontradas no processo de aprendizagem, uma versatilidade didática. O educando deve ter consciência do caminho que percorrerá e as ,formas de aprendizagem que lhe são possíveis. Procurou-se também repensar a importância da família na construção do processo ensino-aprendizagem, no contexto da avaliação da aprendizagem. A avaliação tem como objetivo direcionar o caminho mais adequado para educador e educando seguirem, com propósito de alcançar o sucesso no processo ensino-aprendizagem.