EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: O OLHAR FILOSÓFICO DE KANT E ADORNO SOBRE A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA DO SUJEITO
Resumo
O presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância da educação em uma perspectiva filosófica, na formação crítica e autônoma do educando. Para tanto, foi utilizado como método a pesquisa bibliográfica e o referencial teórico das reflexões sobre os conceitos de autonomia, esclarecimento e emancipação intelectual dos filósofos Immanuel Kant e Theodor Adorno. A reflexão proposta no presente artigo dedica-se a analisar o papel da educação como instrumento fundamental na emancipação intelectual dos sujeitos. Por isso, procu-rou-se demonstrar que a autêntica firmação educacional estimula a reflexão e a autonomia de pensamento dos educandos. Nesse sentido a filosofia contribui para que a educação não perca seu principal referencial, isto é, estimular e ensinar o educando a pensar e expor seus pensamentos como uma semente a germinar, .formando um cidadão crítico e autônomo capaz de exercer direitos e deveres. Com este propósito, esta pesquisa torna-se relevante para que todos os que se dedicam à educação possam perceber a importância da filosofia na educação e na formação de homens e mulheres capazes de exercer a cidadania sempre procurando construir uma sociedade mais justa e democrática.