Resumo
No âmbito escolar, a prática de exercícios físicos é considerada fundamental para o
desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor dos alunos, oportunizando também um ambiente favorável para desenvolver a cooperação, a socialização, a coletividade e o respeito entre eles, independentemente de qualquer limitação física. Sendo assim, este trabalho leva em consideração o fato de que muitos espaços sociais foram negados à pessoa com deficiência, principalmente o espaço educacional escolar, em especial nas aulas de Educação Física. Ter acesso a um sistema educacional inclusivo em todas as etapas da educação, em ambientes que maximizem seu desenvolvimento acadêmico e social, pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas para garantir as condições de acessibilidade necessárias à plena participação e autonomia dos estudantes com deficiência Durante o ensino fundamental, o ponto central da
Educação Física é o desenvolvimento da cultura corporal por meio do movimento, dando ênfase a atividades como danças, jogos e esportes, lutas corporais, brincadeiras etc. Mas quando se refere a alunos com necessidades especiais, é importante que muitos cuidados sejam tomados, como o tipo de necessidade especial apresentada por eles, pois cada necessidade requer procedimentos específicos. Desta forma, através da revisão de literatura, este trabalho tem por objetivo geral, apresentar possibilidades de contribuição com o processo de inclusão educacional no Ensino Fundamental durante as aulas de Educação Física. As aulas de Educação Física são apreciadas pela grande maioria dos alunos e, o docente preocupado com a aprendizagem de todos os seus alunos e exercitando a consciência inclusiva, terá a possibilidade em auxiliar de forma efetiva para o processo de inclusão educacional.