O USO DE TABELA-RESUMO COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Levando em consideração a evidente dificuldade apresentada por estudantes no que tange a forma como eles lidam com os números fracionários, o presente estudo tem por objetivo investigar o uso de material manipulável (tabela-resumo) como recurso de apoio pedagógico nas aulas de matemática durante o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de frações. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estudo caracteriza-se em relação aos objetivos como exploratória, quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi classificada como estudo de caso. Propõe-se neste trabalho, uma metodologia que permita aos estudantes a construção do conhecimento com a mediação do professor durante o processo de elaboração e construção da tabela-resumo e na sua aplicação em sala de aula. Nesse foco, buscou-se uma metodologia de ensino alternativa, que fora aplicado com estudantes do 70 ano do Ensino Fundamental de um colégio particular do município de Avaré/SP. Para validar a proposta foram utilizados procedimentos metodológicos referentes a dados quantitativos com a comparação de duas avaliações diagnósticas.