A atleta Helenil Soares Castilho aprendeu a nadar em 1993, aos 53 anos, na Associação Atlética Avareense, com os professores Marisa e Sandro, seu atual técnico. Em 2003 ficou viúva, de um casamento de 43 anos; foi um choque muito grande. Entrou num princípio de depressão, mas como já frequentava o clube avareense da 3ª Idade, os amigos sensibilizaram-se e convidaram-na a participar de competições de natação.
Em 2004 passou a frequentar a Faculdade Aberta da Terceira Idade, na FREA, onde fez muitas amizades. Continuava a treinar e além da natação, iniciou o treinamento da modalidade vôlei adaptado.
Hoje, aos 73 anos, conta com 53 medalhas conquistadas pela natação em todas as  competições pelas quais passou. Sua última conquista foi nos Jogos Regionais do Idoso (JORI)/2013, em Cerquilho, SP, em que trouxe para a sua coleção uma medalha de ouro. Já inscrita para o Campeonato Estadual em novembro, na cidade de Santos, torcemos para que ela continue a buscar medalhas a a dar exemplos a serem seguidos e compartilhados.
Nós, da FREA, aplaudimos e vibramos!
PARABÉNS, HELENIL!

 

Posso ajudar?