O Número π é uma constante que se obtém da divisão do perímetro de qualquer círculo entre o seu diâmetro; não importando qual seja o tamanho do círculo. O número é fundamental na #Matemática. Suas primeiras aparições foram na época dos antigos egípcios (1800 a.C.).

O Dia do Pi (π) é uma data comemorativa em homenagem à constante π (pi) que acontece todo 14/03 por 3,14 ser a aproximação mais conhecida de π. O auge das comemorações acontece à 1:59 da tarde (porque 3,14159 = π arredondado até a 5ª casa decimal).

Dia 14 de março também é o dia do nascimento de Albert Einstein e também o dia da morte de Stephen Hawking em 2018, o que agrega mais fãs das ciências exatas às comemorações.

A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu no museu Exploratorium de São Francisco, em 1988, por Larry Shaw, o “Príncipe do Pi”, com público e funcionários marchando em torno de um dos espaços circulares do museu, e depois consumindo tortas de frutas; no ano seguinte, o museu acrescentou pizza ao menu do Dia do Pi.

Em 14 de março de 2004, o savant Daniel Tammet recitou pi até o 22514º dígito, obtendo o recorde europeu pelo feito.

Desde 2004 a NASA promove Pi in the Sky, um conjunto de desafios matemáticos com temática espacial. Onde os participantes devem calcular problemas reais, como por exemplo: terremotos em Marte, chuva de hélio em Júpiter, taxa de rotação do asteroide Oumuamua.

Em inglês, a pronuncia da constante (pi) é idêntica a da palavra torta (pie), por isso há uma tradição de comer tortas nesse dia. Mas como a constante tem íntima relação com as medidas do círculo, são aceitos quaisquer pratos preparados em forma redonda.

Posso ajudar?