Quem já assistiu Uma Noite no Museu vai gostar desse dia 👇🏛️
O Dia Internacional dos Museus é comemorado em 18 de maio. Essa data marca uma iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom). O objetivo da celebração, comemorada desde 1977, é conscientizar o público em geral sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O mesmo teve que se reinventar, neste período de pandemia, mantendo o acesso ao acervo e à cultura.
A origem da palavra museu tem raiz etimológica na Grécia Antiga e referia-se ao Mouseion, o templo das nove musas. Além de estarem ligadas a diversos ramos das artes e das ciências, as musas eram filhas de Zeus e Mnemosine, a deusa da memória, e seu templo era um local dedicado à contemplação e ao estudo científico literário e artístico.
A palavra Museu e História estão intrinsecamente ligados, pois a história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo, e geralmente, todas estas histórias podem estar armazenadas em Museus.
Posso ajudar?