Matemática

Licenciatura em Matemática

 

Conforme as características históricas de sua história, o curso de Matemática oferecido pela instituição foi pioneiro na região, formando profissionais competentes, que desde então atuam na área de Ciências Exatas, suprindo grande parte da necessidade de professores desta área nas escolas da região de Avaré e do estado de São Paulo.
O curso tem como eixo fundamental a docência e prepara profissionais conscientes e comprometidos com a realidade democrática, capazes de atuarem nas diversas realidades onde ocorre o fenômeno educativo em suas diferentes dimensões, visando, desta maneira, formar cidadãos que de forma ética e moral atuem no ensino fundamental e médio da Matemática com competência técnica, compromisso científico e sócio-político-cultural.
A demanda pelo curso de Matemática é elevada e a carreira de docência na Educação Básica apresenta-se como excelente oportunidade de trabalho na região. É o único curso de Licenciatura em Matemática oferecido na região.
 
OBJETIVOS
Uma visão da evolução histórica dos conceitos matemáticos, sua relação com as demais áreas do conhecimento e importância para o ensino.
Uma formação sólida de conteúdos matemáticos aliada a um conhecimento interdisciplinar, contextualizado, valorizador da autonomia intelectual e do desenvolvimento de competências cognitivas e habilidades.
Meios para elaborar e organizar programas de conteúdos em Matemática.
Meios para analisar e selecionar criticamente textos de cunho matemático e redigir formas alternativas para os
mesmos.
Meios para elaborar, selecionar e organizar material didático para o ensino da Matemática.
Conscientização da responsabilidade do professor como formador de opinião e de sua função social junto à
comunidade.
Capacidade de trabalhar com conceitos de igualdade, reconhecimento dos direitos humanos e dos direitos e deveres da cidadania, habilidades fundamentais para o trabalho em equipe.
Capacidade de diagnosticar e buscar soluções para os problemas, intervindo no processo educativo como um todo.
Habilidades para redação e condução de projetos de pesquisa, amparadas nos parâmetros científicos e nas
necessidades e expectativas da comunidade como um todo.
 
Duração do curso: 04 anos (08 semestre)
Matriz Curricular Curso de Matemática
Posso ajudar?